Se você possui uma empresa ou trabalha com vendas, possivelmente já deve ter ouvido falar em prospecção de clientes.
A prospecção está relacionada a um conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo preliminar de determinado assunto ou público. É importante salientar que esse processo de sondagem precisa seguir critérios estabelecidos para que gere resultados efetivos. Não adianta só pegar uma lista de possíveis clientes e sair ligando para todo mundo sem antes ter feito um planejamento estratégico.
A prospecção de clientes deve considerar alguns parâmetros como, por exemplo, a definição de uma potencial clientela para a empresa. Essa ação é de extrema importância, visto que conhecer o perfil adequado do consumidor do seu produto ou serviço contribui para vendas mais assertivas.
Outro ponto importante nessa metodologia é a criação de uma lista organizada com informações de telefone e e-mail de possíveis clientes. Além disso, fazer um levantamento sobre as necessidades do consumidor e associar de que maneira seu produto ou serviço pode auxiliá-lo é algo fundamental antes de efetivar um contato comercial.
O primeiro passo a ser tomado na aproximação do seu público-alvo já foi esclarecido, mas nesse preparo precisamos também definir qual a principal forma de comunicação com o consumidor (telefone, e-mail, WhatsApp) e quantas tentativas de contato deveremos fazer com cada cliente. Nesse momento, é indispensável estabelecer metas e indicadores que serão acompanhados durante o andamento da aplicação das técnicas.
Dessa forma, entendemos que a prospecção de clientes não deve ser feita de forma improvisada, mas sim seguir um planejamento para que se obtenha bons resultados. Existem várias estratégias que podem ser seguidas na identificação de futuros clientes, porém é necessário escolher qual método se adapta melhor à realidade da sua empresa. Atualmente, existem de 5 maneiras de prospectar clientes, que são divididas em: outbound, inbound, canais, indicação e misto. Cada uma dessas formas possui métodos diferentes que auxiliam no processo de captação de clientes.
Tendo em vista a importância da prospecção de clientes para empresas, a IRG Pesquisa trabalha arduamente no desenvolvimento de estratégias visando entregar o melhor resultado para o seu negócio.
Com isso, se você tem dificuldade em conhecer seu público-alvo, potencializar suas vendas com novos clientes ou recuperar clientes antigos, a IRG pode te ajudar. A IRG está há dez anos ajudando pessoas e empresas através da nossa expertise em pesquisas, e agora, auxiliamos empresas a crescerem de forma eficiente. Para que isso aconteça, atuamos no seu segmento de serviço ou produto, selecionando clientes e procurando entender seus interesses através da aplicação de questionário personalizado com base em seus objetivos de atuação. A partir desse contato, geramos um relatório completo sobre quantas empresas se interessam pelo seu serviço, ou produto.
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